Abordando o tema da bondade amorosa.
- lillyfraga
- Oct 6, 2021
- 2 min read

Que tal convidar as crianças para praticar o envio de pensamentos amorosos às pessoas do seu meio e também para si mesmos?
Por meio da prática de amorosidade, convidamos a criança a usar as qualidades do coração para se expressar, cultivando bons sentimentos e desejando o bem aos outros e a si mesma.
Além das qualidades já citadas, quando cultivamos os pensamentos amorosos, nós também colhemos felicidades.
O Dalai Lama escreveu muitas vezes e de muitas maneiras que o caminho para a felicidade e paz interior se dá através do amor, da compaixão e da felicidade para o bem-estar dos outros.
Cientistas que estudaram essa prática de amorosidade descobriram que quando enviamos desejos amorosos aos outros, nos sentimos bem e podemos ficar um pouco mais felizes também. Tanto o doador quanto o receptor de um ato de bondade podem se beneficiar ao experimentar emoções positivas. De acordo com o Dr. Richard J. Davidson, do Center for Healthy Minds,
“a maneira mais conveniente de gerar felicidade e produzir mudanças no cérebro, em circuitos que sabemos estar envolvidos na felicidade, é de fato ser generoso e gentil com os outros."*
O caminho para a felicidade é ser gentil com as outras pessoas e consigo próprio. Ao ser gentil e ajudar outras pessoas, você cuida de si mesmo e, por cuidar e ser gentil consigo mesmo, você também ajuda os outros.
Como fazer
Neste vídeo, você pode encontrar os gestos e frases simples que usamos na prática de "heartfulness".
De uma forma bem sucinta, a proposta é convidá-las a pensar em uma pessoa de quem elas gostam e enviar um desejo bondoso, do coração delas ao coração dessa pessoa. Peça para que a criança encha todo seu coração de amor e bondade. Que ela possa deixá-lo tão cheio como uma bexiga prestes a explodir. Então, estimule-a dizer em voz alta, pausando entre as frases:
"Tudo de bom para mim. Tudo de bom para você. Tudo de bom para todo o mundo!"
Ao final, ela pode soprar todos esses desejos em direção ao céu, como que fazendo-os chegar a essa pessoa pelo ar. Então, você pode perguntar como ela se sentiu ao enviar seus desejos amorosos.
___________________________
*Harcourt-Smith, J. (Host). (2013, April 5). What Is Innate Kindness? [Audio podcast 802]. Retrieved from https://centerhealthyminds.org/join-the-movement/innate-kindness




Comments