top of page

Atividades para práticas de gratidão

  • Writer: lillyfraga
    lillyfraga
  • Nov 18, 2022
  • 2 min read

Que tal conhecer várias dicas para ajudar nossas crianças a cultivar a gratidão?

ree

Nossos cérebros são programados para focar no negativo, o que, às vezes, pode limitar nossa capacidade de perceber e aproveitar até mesmo pequenos momentos de paz ou felicidade. O psicólogo Rick Hanson certa vez disse: "Nós somos velcro para o negativo e teflon para o positivo."


Dar um pouco de atenção ao que somos gratos pode nos ajudar a sair de padrões mentais e pensamentos negativos. Não se trata de fingir que tudo está bem, mas de procurar ver toda a nossa experiência. Tirar um tempinho para apreciar e agradecer pelas coisas boas e belas ao redor pode nos ajudar a virar a página de um dia cinzento e difícil.


Gratidão é a chave para construir relacionamentos fortes. E pesquisas mostram que crianças gratas são mais felizes, otimistas e resilientes.


Pesquisas também mostram que adotar uma atitude de gratidão pode melhorar significativamente nosso bem-estar geral.


Cientistas identificaram 4 partes da gratidão e podemos conversar com as crianças para ajudá-las a nutrir gratidão usando as quatro perguntas a seguir:



ree

Muitas vezes nos sentimos gratos pelo carinho e suporte das pessoas ao nosso redor, mas, talvez, não expressamos esse sentimento na correria do dia-a-dia. Então, fazer um bilhete, um cartão, uma ligação, uma mensagem de whatsapp, um desenho, um mimo...- vale qualquer coisa para essa demonstração de gratidão.


Mas vale mencionar que nem sempre as crianças experimentarão todas essas quatro partes da gratidão e tudo bem!


Perguntar às nossas crianças o que elas percebem, pensam e sentem sobre as coisas que recebem e o que elas podem querer fazer depois, as ajudará a perceber o presente por trás do presente. E, desta forma, estamos incentivando-as a cultivar gratidão, indo além, assim, de um simples "obrigado(a)".


Ajudar as crianças a reconhecer o esforço e as intenções benevolentes das pessoas em suas vidas pode ajudá-las a cultivar autoestima e contribuir para seu sucesso acadêmico e bem-estar. O cultivo de emoções positivas na infância está ligada a mais chances de sucesso educacional e profissional mais tarde na vida.


Nutrir a gratidão requer prática, reflexão e tempo. As pesquisas científicas neste campo são claras: felicidade, resiliência, conexão, gratidão e gentileza são habilidades que podem ser ensinadas e desenvolvidas ao longo do tempo.


Então, como pais, educadores e cuidadores podemos buscar propor situações nas quais as crianças são levadas a cultivar essas habilidades.


Clique abaixo nos pdfs para outras sugestões de atividades em português:





Há também várias práticas guiadas de gratidão para crianças. Em inglês, há um aplicativo que super recomendo chamado "Smiling Mind". Lá, é só ir na categoria:

Explore / Kids / 03-06 years old / Thank you meditation.


ree

Música sobre gratidão:


ree


Cartão de "Gratidão à Mesa"

ree













































 
 
 

Comments


CONTAto

  • LinkedIn
  • Instagram

© 2021 todos os direitos reservados

Obrigada pela mensagem!

bottom of page