Mindful games
- lillyfraga
- Oct 26, 2021
- 2 min read

Praticar mindfulness com as crianças pode ser simples e divertido! Por que não fazer uso de coisas ou brinquedos que temos em casa para ajudá-las a treinar o músculo da atenção? Às vezes, podemos ter em casa alguns recursos ao nosso alcance como jogo de memória, quebra-cabeças, labirintos, jogo dos 7 erros etc.
Procurando algo para explorar com as minhas turmas, resolvi utilizar um "pula-macacos" que tenho aqui em casa para trazermos consciência aos pensamentos e emoções que surgem quando praticamos mindfulness.
Bem, acabou meio que sendo uma adaptação livre de um jogo proposto pela instrutora de meditação da Inner Kids, a Susan Kaiser Greenland. Em seu livro, ela propõe usarmos um barril e uma corrente de macacos de plástico.
Primeiramente, propus uma breve prática de atenção plena à respiração. Antes de começarmos ressaltei que muitos pensamentos iriam "pipocar" em suas mentes e que estava tudo bem. Bastava só notá-los e procurar voltar com gentileza para o objeto de foco (respiração) quando percebessem as distrações.
Após a prática, convidei as crianças a compartilharem os pensamentos (ou emoções ou sensações) que surgiram e a observarem se esses pensamentos estavam no passado, no presente ou no futuro. Quando um pensamento era sobre algo acontecendo agora (alguma sensação corporal, por exemplo), eles penduravam um macaco azul na árvore. Se fosse sobre algo no futuro, penduravam um macaco laranja, e se era sobre algo no passado, penduravam um macaco vermelho. Ao final, pedi para notarem se havia alguma predominância de cor. Eles notaram que a maior parte dos macacos era de cor vermelha ou laranja. Só tivemos um macaco azul na árvore!
Desta forma, este jogo nos forneceu uma representação visual divertida dos pensamentos de toda a classe e nos mostrou que nossas mentes raramente estão no presente. A maioria era vermelha e laranja porque nossas mentes vagam no passado e no futuro com frequência. E, aqui, novamente, retomei o conceito de "puppy mind" com eles e sobre a importância de estarmos atentos ao momento presente. Expliquei que tudo bem nossa mente nos levar para lugares diferentes como o passado ou futuro. E que é ótimo podemos relembrar os bons momentos e termos aspirações, desejos futuros. Mas que, na maioria das vezes, precisamos estar atentos ao que estamos fazendo. "Em que momentos precisamos estar atentos?" - provoquei. E eles contribuíram com diversas situações: na sala de aula pra aprender, ao praticar um esporte, ao preparar um lanchinho, ao atravessar a rua, ao cozinhar, no banho (pra não esquecer de enxaguar a cabeça) quando nossos pais estão dirigindo etc.
Obs: Esta atividade é uma adaptação livre do jogo chamado "Drop the monkeys", da Susan Kaiser Greenland.




Comments