Respirando com a ajuda de um bichinho de pelúcia / Breathing Buddy
- lillyfraga
- Oct 20, 2021
- 2 min read

Essa prática é muito simples e as crianças adoram! É um ótimo recurso para ajudá-las a relaxar o corpo e aquietar a mente enquanto embalam um bichinho de pelúcia na própria barriga até que ele "durma".
Como praticar
1. Peça para a criança escolher um bichinho de pelúcia ou pano de que goste.
2. Convide-a a deitar-se de costas com o seu bichinho posicionado na barriga e suas mãos ao redor dele. Ela pode fechar os olhos se estiver confortável com isso.
3. Peça para ela notar o bichinho subindo e descendo em sua barriga à medida que inspira pelo nariz e expira pela boca. Enfatize que ela não precisa controlar a respiração: só observá-la, sem esforço.
4. Convide a levar a atenção às sensações do corpo. Peça para notar a sensação das mãos segurando o bichinho. Ou a sensação do corpo em contato com o chão (você pode guiar um breve escaneamento corporal, se desejar)
5. Diga que tudo bem se ela deixar de notar o bichinho subindo e descendo. Sempre que ela notar a distração, basta gentilmente voltar a prestar atenção na sua barriga embalando o bichinho enquanto o ar entra e sai.
6. Alguns poucos minutinhos já são suficientes (as práticas devem ser simples, breves e divertidas)
Ao final, compartilhem suas impressões sobre o exercício. Como se sentiram? O que foi mais difícil ou fácil? Por quê? Como estão se sentindo agora?
A respiração abdominal ajuda a criança a:
desenvolver foco atencional
diminuir ansiedade e estresse (ela reduz nossa frequência cardíaca e desencadeia uma resposta de relaxamento)
desenvolver/aprimorar consciência das sensações corporais
dormir melhor, pois proporciona uma sensação mais profunda de bem-estar.
A respiração abdominal é um estado de respiração profunda que é controlado pelo diafragma. Quando inspiramos pelo nariz, o ar viaja para os pulmões. Se respirarmos superficialmente, apenas a cavidade torácica se expandirá. A respiração profunda envolve mais o corpo - o diafragma se contrai e a barriga e a caixa torácica se expandem. A respiração abdominal e a resposta de "luta ou fuga" (fight or flight instinct) ao estresse ou ansiedade (dois sentimentos que todos experimentamos) não podem ocorrer ao mesmo tempo. Quando nosso corpo muda para o modo “luta ou fuga”, respiramos superficialmente. Estamos prontos para a batalha. Por outro lado, a respiração abdominal reduz nossa frequência cardíaca e desencadeia uma resposta de relaxamento. Ao levarmos nossa atenção à respiração abdominal, podemos nos tornar mais capazes de gerenciar o estresse e de aprimorar nosso foco atencional.
A ideia por trás deste exercício e das práticas de escaneamento corporal é gradualmente construir autoconsciência - e entender melhor como a experiência física está ligada à experiência emocional. Vale lembrar que pode acontecer da criança não conseguir identificar sensações ou até mesmo não conseguir seguir a prática sem se mexer. Sempre ressaltamos que está tudo bem. Que a nossa mente vai tentar nos levar para lá e para cá, com pensamentos aparecendo por todos os lados, pois é isso mesmo o que ela faz. Mas sabemos também que podemos treinar nossa mente. E que todo treino exige tempo e dedicação. Portanto, vale lembrá-la que ela "ainda não está conseguindo e que isso é esperado." Basta somente que ela continue exercitando o músculo cerebral que a habilidade de estar atenta ao que está acontecendo dentro e fora de si mesma irá se desenvolver.




Comments