The Lion Mind - Nossa Mente de Leão
- lillyfraga
- Oct 13, 2021
- 3 min read

Vocês já ouviram falar da metáfora da mente de leão e da mente de cachorro?
Bom, ela é super elucidativa para entendermos um pouquinho mais sobre a nossa mente. Então, vamos à ela:
Imagine que agora eu esteja segurando um osso bem na frente de um cachorro. O que o cachorro faz? Sim, os olhos dele estão completamente focados no osso. Ele não desvia o olhar por nada....ele só vê o osso. Agora imaginem que eu acabei de jogar o osso longe. O que vocês acham que ele irá fazer? Ele vai perseguir o osso, certo? É instantâneo.

Agora, imagine uma situação bem inusitada. Imaginem que há um grande leão na minha frente e que eu estou segurando um osso bem na frente dele. Será que o leão vai perseguir o osso automaticamente como o cachorro fez?
Não... o leão não está totalmente focado no osso. O leão fica ali parado, observando a cena toda: ele sabe que tem o poder de escolha e ele considera o que fazer a seguir. Ele pode perseguir o osso ou pode me perseguir! Sim, para ele eu sou um montão de ossos bem ali na frente dele! Bom, podemos dizer que o leão pode escolher, em vez de responder automaticamente como o cachorro. Todos nós podemos pensar com uma mente de leão e com uma mente canina.

Nossa mente canina é importante. A gente sabe que ela "late" quando a gente pode estar em perigo, que ela é importante para a nossa sobrevivência. Mas, às vezes, ela pode nos levar por caminhos que podem nos deixar ansiosos ou deprimidos. Mas ao praticarmos Mindfulness, o que fazemos é tentar cultivar e trabalhar em nossa mente de leão.
Quando cultivamos a nossa mente de leão conseguimos perceber nossas distrações: conseguimos ver as coisas mais claramente, ver o que está ao nosso redor (e não somente o osso que está ali na nossa frente). A mente de leão nos ajuda a reconhecer quando precisamos respirar fundo, fazer uma pausa e escolher um jeito melhor de responder a qualquer "osso" (distração) que seja jogado para nós.
Por exemplo, se estamos estudando e pensamos "nossa, isso é super difícil, não entendi nada", nossa mente canina reage instantaneamente a esse pensamento podendo entrar em pânico, talvez tentando estudar mais ou talvez se afastando e desistindo da tarefa. Mas nossa mente de leão, por outro lado, percebe o que foi jogado sobre nós e escolhe a maneira mais útil de reagir.
Podemos perceber que seguir aquele osso em particular não é muito útil agora e, em vez disso, podemos nos afastar da nossa mesa, fazer uma pausa e voltar a nos concentrar novamente nos estudos depois. Não se trata de ignorar o osso ou tentar fazê-lo ir embora, mas percebê-lo e escolher o caminho que mais nos ajudará.
Para cultivar a mente de leão, precisamos praticar para ver além dos ossos, ou seja, ver além das distrações, e reconhecer quando precisamos respirar fundo, fazer uma pausa e não reagir no piloto automático.
As práticas de Mindfulness, são uma ótima maneira de criar o hábito de trabalharmos a nossa mente de leão. E você pode incorporá-las em suas atividades diárias, como quando você está aprendendo uma dança ou fazendo um esporte. Quando estiver comendo, você pode tentar entrar em sintonia com a experiência de comer, focando no sabor, textura, cheiro e cor de sua comida.
É isso aí! Isso é Mindfulness! E que tal então, fazermos uma prática que usa essa ideia de como lidamos com as distrações? Clique aqui para acessar essa meditação guiada.




Comments