top of page

É só um pensamento!

  • Writer: lillyfraga
    lillyfraga
  • Dec 8, 2021
  • 2 min read
Metáforas para explicar para as crianças que elas não são suas emoções ou pensamentos

É muito comum que as crianças sintam-se oprimidas ou envergonhadas quando têm pensamentos nas quais se vêem prejudicando alguém, por exemplo, ou quando estão sob fortes emoções como raiva ou inveja…

Quando as crianças estão imersas em fortes emoções é difícil para elas conseguirem ver alguma outra perspectiva e lembrar que aquela situação, embora dolorosa ou desconfortável, não durará para sempre.

Então, é de grande ajuda se pudermos levar até elas, no dia-a-dia, alguns conceitos relacionados à impermanência. O uso de metáforas auxilia nessa compreensão, pois, por meio delas, apresentamos às crianças algo valioso: a compreensão de que não somos os nossos pensamentos ou emoções! Que nós não somos definidos por eles. Nós podemos estar com raiva, mas isso não significa que sejamos raivosos. Podemos estar temerosos frente a algo desconhecido, mas isso não quer dizer que sejamos medrosos.

Vale ressaltar para as crianças que podemos acalmar nosso corpo e mente através de uma pausa para respirar e da observação consciente:


  • notar os pensamentos e/ou emoções

  • vê-los passar, sem "embarcar" neles.


Lembrando que a ideia aqui não é suprimi-los nem julgá-los. É importante ouvir nossos pensamentos, especialmente aquele que nos diz para não beijarmos um jacaré, por exemplo! Mas muitas vezes temos pensamentos auto-depreciativos e negativos e aí é normal dizermos "Obrigada(o) pensamento! Eu cuido disso! Até mais!"



Nós somos como um imenso céu e nossos pensamentos são como nuvens que vêm e vão, sempre mudando, cheias de formas e silhuetas diferentes, mas sempre passageiras!







Nós somos como um grande e lindo oceano! E nossos pensamentos/emoções como ondas que vêm e vão (algumas arrebentando com força e outras se dissolvendo de mansinho na areia)







Nós como uma montanha forte, imensa e ancestral e nossos pensamentos/emoções como ovelhinhas que sobem e descem nossos campos, movimentando-se pra lá e pra cá.





Nós como um universo vasto e luminoso e nossos pensamentos/emoções são como estrelas cadentes ou meteoros fumegantes que cruzam nosso espaço!







Nós somos como uma estação de trem. Basta só observar os trens dos nossos pensamentos e emoções indo e vindo… Não é necessário embarcarmos em nenhum deles. Basta notá-los, dar um "tchauzinho" e continuar vendo-os passar.





Você conhece alguma outra metáfora? Então, compartilhe aqui com a gente! E comente aqui o que você achou!

Por meio de materiais lúdicos, jogos, histórias e muito mais, a Mindful Play explora esse e outros conceitos para que as crianças e jovens tenham mais recursos para se auto-regularem, lidando com sentimentos difíceis e frustrações de uma forma mais equilibrada e resiliente.


Comments


CONTAto

  • LinkedIn
  • Instagram

© 2021 todos os direitos reservados

Obrigada pela mensagem!

bottom of page